O Rei de Portugal D. José I, assessorado pelo Marquês de Pombal Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino de Portugal, através de recomendação datada de 26 de janeiro de 1765, ordenou ao Capitão Geral da Capitania de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, que fundasse vilas e povoados, em pontos mais convenientes que os sítios dispersos.
Para dar inicio à tarefa, foram selecionados 200 casais para cultivarem as terras, sendo determinado então a essas pessoas que demarcassem as terras que necessitavam, de acordo com as possibilidades de cada um.
Em 29 de abril de 1771, deu-se a solenidade de fundação
da vila e como primeiro ato a celebração de missa pelo pároco padre Bento Gonçalves Cordeiro, auxiliado pelos padres Frei João de Santana Flores e Francisco Borges.
Após décadas como apenas um distrito de Paranaguá, em 10 de outubro de 1947, foi restaurado o Município de Guaratuba, sendo instalado oficialmente no dia 25 do mesmo ano.
Hoje, a cidade conta com balneários turísticos, mais de 22km de extensão de praias, passeios pela baía, gastronomia caiçara, shows e eventos de grande porte, e se tornou um dos locais mais visitados do Paraná por famílias de todas as idades.
Atrações turísticas

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
A Igreja Matriz começou a ser construída no ano de 1768 e recebeu a benção no dia 28 de abril de 1771, do Reverendo...

Largo da Carioca
Início da Rua Vieira dos Santos, encosta do Morro do Pinto Fonte de excelente água potável e que supriu do precioso...

Baía de Guaratuba
É a segunda maior do Paraná, com 48,72 km2 de extensão, e por ela é feito o acesso entre Matinhos e Guaratuba, pela...

Morro do Brejatuba
Mais conhecido como Morro do Cristo, é o atrativo mais visitado do município. Mirante natural, com 38 metros de altura...

Largo Nossa Senhora de Lourdes
Fonte de água pura e cristalina que abasteceu a comunidade por vários anos até a implantação da rede de abastecimento...

Cabaraquara
Nesta localidade encontramos a beleza da Mata Atlântica; rios, mangues, montanhas, e uma comunidade receptiva que...

Barra do Saí
Divisa com a cidade de Itapoá/SC. Local aprazível de rara beleza, ótima para banho, pesca e um bom descanso.

Salto Parati
Ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar, no Rio Parati. Local de rara beleza, ladeado pela...

Prainha
Faz divisa com o município de Matinhos com Guaratuba, entre Caiobá e o Porto de Passagem.Praia tranquila...

Casarão do Porto
Não existe documentação a respeito do imóvel, um dos últimos remanescentes do período colonial, embora...

Rio Cubatão
Nasce no Município de São José dos Pinhais com o nome de São João, serve em parte, de divisa entre...
As praias de Guaratuba

Praia das Caieiras
Praia de boca de barra, localizada próximo ao Ferry-Boat. O acesso pode ser tanto rodoviário quanto hidroviário. A praia é bastante pitoresca devido à Colônia de Pescadores. Local bastante calmo e agradável com aproximadamente 1000 metros de extensão.

Praia Central
Praia de meia enseada, localizada no final da Avenida Atlântica.Ideal para banhistas, pois tem mar calmo. Nesta praia está o Morro do Cristo, bastante procurado pelos turistas.

Barra do Saí
Divisa com a cidade de Itapoá/SC.Local aprazível de rara beleza, ótima para banho, pesca e um bom descanso.

Prainha
Praia que faz divisa com o município de Matinhos, entre Caiobá e o Porto de Passagem. Praia tranqüila própria para descanso e a prática de pesca de arremesso.

Brejatuba
14 km de praia de mar aberto, com águas bastante agitadas e vegetação natural preservada. Seus diversos balneários, como Eliana, Nereidas e Estoril, se destacam pelas boas ondas para o surf, e pela pesca de arremesso.

Coroados
considerada uma das praias mais tranquilas da cidade, esse belo refúgio pouco foi explorado pelo turismo. Costuma receber poucos turistas, pois a maioria dos visitantes do município ainda não conhecem o lugar. Seus principais frequentadores são moradores da região, pescadores e surfistas.